O gestor da pasta de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), Marlon Zanella, destaca que a visita da equipe técnica da AMM mostra o quanto o modelo SIM/SUSAF de Sorriso está bem construído e tem auxiliado os cadastrados a potencializar o volume de negócios, além de garantir ao comprador a qualidade do produto ofertado.  “Hoje somos referência no Estado pelo trabalho construído”, diz.

Durante dois dias a equipe manteve reuniões técnicas e realizou uma visita para conhecer na prática um pouco dessa realidade. Na Secretaria conheceram os trâmites dos processos.

“Hoje nossa equipe está focada em visitar os produtores e empreendedores locais e ofertar orientação com assistência técnica qualificada tanto para que possam continuar atuando com o SIM como para quem deseja integrar o cadastro e ampliar a rede de produção e comercialização”, explicou Marlon.

Já Nathacha pontuou a importância da troca de experiências entre a equipe técnica multidisciplinar, formada por médicas veterinárias e advogados e a equipe técnica da Semasa de Sorriso, além do contato com produtores já cadastrados no SIM.

Visita técnica

Uma das visitas, além do trabalho técnico na sede da Secretaria, foi no Sítio Vila Láctea, o primeiro a conquistar o Selo Arte, na produção de queijos artesanais, no Brasil.

O secretário-adjunto da Semasa, Enivaldo Golmini, destacou a importância do incentivo da Prefeitura para os pequenos produtores na busca de conhecimento e meios de ampliar a qualidade nos produtos orgânicos e artesanais. “Tudo isso só é possível graças a gestão municipal que dá oportunidade para desenvolver o que vemos aqui.  É gratificante receber a comissão da AMM e poder repassar essa experiência e futuramente visitar a região de atuação do Núcleo e acompanhar o trabalho realizado lá”, completa.

“Sorriso foi o primeiro Município do Estado a ter essa certificação (do Selo Arte). Hoje temos seis municípios que aderiram ao processo, mas as primeiras tratativas foram no processo de Sorriso, no Sítio Via Láctea. Então, nós viemos conhecer a experiência, no processo de construção, quais foram os ajustes, as dificuldades, como foi esse processo de implementação da certificação e na conquista recente do Selo Arte”, disse.

Natacha destacou ainda que a produção do Sítio (o queijo Poranga que recebeu o Selo arte) é genuinamente “um produto da agricultura familiar, um produto do Município de Sorriso/Mato Grosso recebendo uma certificação nacional. Para nós da Associação dos Municípios é importante essa troca de informações. Todo esse conhecimento servirá para orientar os gestores municipais quanto ao trâmite junto ao SUSAF”.

Marlon reforça que todas as visitas são bem-vindas. “Nosso modelo do SIM/SUSAF é um processo abrangente, em constante atualização, seguindo as normas sanitárias e ficamos felizes em ter esse reconhecimento, de ver o quanto o trabalho está evoluindo e colhendo resultados positivos”, diz.

O gestor lembra que os empreendedores interessados em integrar o SIM podem obter mais informações na Semasa, pelo 3545-8354 das 7 às 13 horas, ou diretamente na Secretaria na Rua Marechal Rondon ao lado da Praça Antenor Balbinot.